Blog

O propósito da empresa, você conhece o seu?

O propósito da empresa, você conhece o seu?
Compartilhar:

Cada negócio, especialmente um novo, deve ter uma expressão clara e sucinta de sua finalidade – a sua razão de ser, além dos produtos por ele fabricados ou os serviços por ele prestados.

Há cinco razões pelas quais um propósito é imperativo:

1. Propósito para si mesmo
A vida é muito curta e importante demais para simplesmente ver as horas passarem, mesmo se você for o proprietário da empresa. Em algum momento de sua carreira vai chegar um dia em que você vai acordar e se perguntar: “O que estou realmente fazendo?” É neste ponto que ganhar dinheiro fazendo/vendendo, já não será motivação suficiente. No entanto, se a sua resposta a essa pergunta reflete um propósito maior específico, você terá a energia e inspiração para continuar, não apenas naquele dia, mas para o resto de sua vida.

2. Propósito para seus funcionários
Seus funcionários, ou seus colegas de trabalho, não são diferentes de você. Eles também querem sentir que estão contribuindo para um bem maior – algo mais significativo do que satisfazer exigências de trabalho e ganhar um salário. O que é diferente para eles, porém, é que ao contrário de um proprietário do negócio, eles podem não ter um senso inato de qual o propósito do negócio.
E você deve definir esse propósito claramente, não só de modo que qualquer pessoa possa entender, mas para que toda a organização seja uma só mente, se movendo na mesma direção, pela mesma razão.

3. Propósito para os seus clientes
As pessoas vão comprar seus produtos só porque sua empresa tem um propósito maior? Geralmente não. A maioria das pessoas precisa perceber os benefícios tangíveis específicos de suas compras. A partir do momento que a sua utilidade for cumprida, no entanto, muitos consumidores, tais como a geração do milênio e a geração Y, estão ansiosos para apoiar as organizações que olham para além das suas linhas de fundo, para as necessidades dos outros. Quando podem, as pessoas com propósitos vão preferir as empresas com propósitos.

4. Propósito para a sua comunidade
A sua comunidade pode ser a cidade pequena ou a grande cidade em que sua empresa opera. Cada vez mais, nossas comunidades são a nossa nação e nosso mundo, sendo que ambos precisam de muita ajuda. De muitas maneiras, o negócio representa a melhor maneira de trazer mudanças significativas nessas comunidades. Enquanto o motor econômico de qualquer negócio pode ajudar, uma empresa com propósitos multiplica essa influência de formas que são muito mais abrangentes e impactantes.

5. Propósito para o seu (preencha o espaço em branco)
Você preenche o espaço em branco. Cada pessoa tem algum outro motivo, além das quatro anteriores, para querer cumprir um propósito maior. Para alguns é a sua fé. Para outros, ele está cumprindo uma promessa a um membro da família ou amigo, ou para os investidores. Também pode ser um compromisso com uma causa especial. Não importa qual o motivo específico, pode ser alguma outra razão muito forte para a concretização do propósito do seu negócio.

Agora que você já entendeu o propósito da empresa, você conhece o seu? Como a sociedade, os clientes e funcionários veem o seu propósito?

Conte para nós!

Compartilhar:

Escreva um comentário