Blog

Scrum e a sua Concepção

Scrum e a sua Concepção
Compartilhar:

O SCRUM é um framework que propõem praticas e processos para desenvolver e manter produto complexos, gerando artefatos e indicadores que apoiam a gestão de projeto.

Com princípios fundamentados no Manifesto Ágil de Software (publicado em 2001) e na busca constante de melhoria continua, segundo Tom DeMarco “Sistemas modernos de softwares são difíceis de construir por que nós já fizemos os mais fáceis”.

 

Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software

Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Responder a mudanças mais que mais que seguir um plano

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda. http://www.agilemanifesto.org/

O estudo The New New Product Development Game, publicado na Harvard Business Review em 1986 por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka (https://hbr.org/1986/01/the-new-new-product-development-game), foi o primeiro registro sobre o tema e considerado o berço do SCRUM.Na decada de 90, Jeff Sutherland e Ken Schwaber uniram-se para formalizar o procedimento e apresentar a indústria de software o framework SCRUM.

A versão mais recente do guia do framework SCRUM foi publicado em 2013 e está disponível gratuitamente para download em português. A arquitetura do framework SCRUM é apresentada na figura 1.

 

Figura 1 - Arquitetura Framework SCRUM

Figura 1 – Arquitetura Framework SCRUM

 

Nos próximos posts, falaremos mais sobre a arquitetura do Framework ilustrando os processos, artefatos, papies e cerimonias envolvidas no SCRUM.

 

 

Compartilhar:

Escreva um comentário