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Comunicação interna: Será que o seu público-alvo está apenas fora da sua empresa?

Comunicação interna: Será que o seu público-alvo está apenas fora da sua empresa?
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Todas as empresas se esforçam para construir a lealdade do seu público-alvo, mas um dos públicos mais importantes, mas muitas vezes esquecido, está bem na frente deles: o seu público interno. Afinal de contas, eles são os verdadeiros “insiders”.

Empreendedores ocupam muito do seu tempo a pesquisar, avaliar e entender como a organização é vista e percebida pelos seus clientes. Você pode saber o que seus clientes pensam, mas em relação aos seus funcionários? Concentrar-se internamente no seu negócio pode ser um pouco desconfortável no início. Mesmo as maiores empresas do mundo têm que trabalhar continuamente em planos de comunicação interna.

“A eficácia das comunicações é o caminho mais importante para o comprometimento dos funcionários. ”

A construção de uma marca forte, autêntica e duradoura começa com o desenvolvimento de um plano de comunicação interno robusto e estratégico. Para as pequenas empresas, pode parecer simples, ou até mesmo fácil se comunicar internamente. No entanto, a comunicação interna, hoje, não pode ser simplesmente um acréscimo em qualquer organização.

Alguma vez você já se perguntou como sua empresa pode se beneficiar se todos os seus funcionários estiverem envolvidos e entusiasmados com seu trabalho?

A recompensa pode ser enorme, pois o envolvimento dos funcionários afeta diretamente a produtividade. Se os membros da equipe não entendem como as suas contribuições se encaixam no resultado final, eles podem sentir-se desconectados e desmotivados.

O sucesso da sua estratégia de engajamento dos funcionários pode depender de como é promovida dentro da sua organização.

Você deve pensar e decidir quais mensagens são mais relevantes e encontrar formas inovadoras para transmitir aos seus funcionários.

Construir uma estratégia de comunicação é fundamental. A administração tem que estar ciente da importância na forma como se comunica com os membros da equipe. Com uma estratégia de comunicação interna bem traçada, você pode evitar problemas que poderiam impedir o seu sucesso, ou, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, engajamento dos funcionários e moral

A comunicação pode ser mais desafiadora do que você pensa, quando você percebe as muitas coisas que podem se interpor no caminho de uma comunicação eficaz. Estas incluem distorções, percepção seletiva, sobrecarga de informação, falta de familiaridade ou credibilidade, a fofoca local de trabalho, as diferenças de gênero, diferenças de significado entre emissor e receptor, e linguagem tendenciosa.

Aqui estão as melhores práticas que as empresas devem considerar ao implementar um projeto de comunicação interna.

  1. Comunique-se de forma clara, consistente e muitas vezes

Estabeleça um calendário de conteúdo, como: boletins internos, reuniões e e-mails para que os funcionários saibam quando esperar mensagens e atualizações.

  1. Saber quais são as preocupações e adaptar a mensagem nesse sentido

Talvez sua organização esteja passando por uma fusão ou outra mudança significativa. Sim, é importante transmitir os detalhes, mas não se esqueça de abordar a questão mais importante que seus funcionários estão perguntando: “O que isso significa para mim? Como isso me afeta diretamente?”

  1. Misture os canais

E-mails são rápidos e fáceis, mas seu público interno provável recebe tantos e-mails todos os dias, que a plataforma se torna confusa. Considere aproveitar as mídias sociais, intranets, reuniões e eventos, vídeos e webinars para comunicar mensagens chave.

  1. Saia na frente da fofoca (Evite a “radio-peão” e a “radio-corredor”)

Goste ou não, seus funcionários vão falar. Evite os boatos antecipadamente, e da forma mais honesta possível. É muito mais simples entregar a mensagem como você deseja que seja propagada do que tentar esclarecer rumores incorretos.

  1. Acima de tudo, torne divertido!

A comunicação interna é uma chance de mostrar a cultura da empresa, comemorar o sucesso com sua equipe e construir laços de colaboração mútua. Sinta-se livre para injetar um pouco mais de personalidade e diversão quando se comunicar internamente.

Encoraje o feedback e lembre-se que a missão, objetivos, e personalidade da sua empresa partem do núcleo. Comece com passos simples e sua equipe não vai apenas se tornar especialista da função, eles também irão se tornar defensores da empresa que fazem parte.

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