Blog

Planejamento estratégico – Para que serve? Como é definido? Sua importância para organização.

Planejamento estratégico – Para que serve? Como é definido? Sua importância para organização.
Compartilhar:

O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso do negócio. Diferente do planejamento de negócios clássico, a variedade estratégica envolve visão, missão e inovação. Como todos os outros “planos de viagem”, sem saber para onde quer ir, criar detalhes sobre como chegar são sem sentido. O planejamento estratégico define o “para onde” que a sua empresa está caminhando.

Simplificando, um planejamento estratégico é o roteiro formalizado que descreve como sua empresa executa a estratégia escolhida. Ele explicita para onde uma organização está indo ao longo do próximo ano ou mais e como ela está caminhando para chegar ao objetivo. Normalmente, o planejamento é focado em uma função importante, como uma divisão ou um departamento, ou em toda a organização.

Um planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que tem o propósito de ajudar uma organização a fazer um trabalho melhor, porque nele se concentra a energia, recursos e tempo de todos da organização em direção do mesmo objetivo.

Sua importância está no fornecimento de um senso de direção e definições metas mensuráveis. É uma ferramenta útil para orientar as decisões do dia-a-dia e também para avaliar o progresso e abordagens. A fim de aproveitar ao máximo o planejamento estratégico, a sua empresa deve dar uma atenção minuciosa para os objetivos que ela enumera e, em seguida, fazer uma comparação desses objetivos com números realistas, exaustivamente pesquisados, e pontos de referência quantificáveis ​​para avaliar os resultados.

A missão

O planejamento estratégico começa com a definição de uma missão da empresa. A missão é importante para uma organização porque sintetiza e destila a ideia global que liga suas estratégias práticas, permitindo que administradores e empregados possam alinhar as especificidades de suas ações e decisões com uma visão e direção claramente definida. Defina sua missão estratégica de uma maneira que seja suficientemente ampla para orientar tanto administradores e empregados para que eles possam concentrar os seus esforços.
Estabelecendo objetivos
As ferramentas do processo de planejamento estratégico são expressas em metas mensuráveis, estabelecimento de objetivos específicos e concretos, listados em termos de quantidades e prazos. Metas mensuráveis são importantes para uma organização, porque permitem que os gerentes e funcionários possam avaliar a evolução do progresso e do ritmo. “Para crescer substancialmente durante os próximos anos” não é uma meta mensurável, mas “Para aumentar as vendas em 30 por cento durante o próximo ano”, prevê um objetivo concreto a ser alcançado em um período de tempo específico.

Avaliando o Progresso
O planejamento estratégico é necessariamente baseado na melhor informação que você tem no momento e suas avaliações mais realistas do que a sua empresa pode alcançar. Organizações também se beneficiam com a construção de um estágio no processo de planejamento estratégico, que envolve a avaliação dos objetivos e progressos após um período decorrido de tempo, tendo em conta o sucesso da empresa na prossecução destes objetivos e desenvolvimentos que têm surgido no ínterim. Por exemplo, se você pretende aumentar o seu negócio em 20 por cento durante um ano específico, mas um competidor formidável abre uma superloja ao lado, você provavelmente vai redefinir seus objetivos e avaliar os progressos em termos de preservação de quota de mercado.

O planejamento estratégico não é um exercício de futurologia, nem a simples projeção de dados passados, mas, sim, um processo de contínuo aprendizado que busca reduzir as incertezas do futuro, com a maior margem de segurança possível.

O processo de planejamento estratégico pode ser tão importante para uma organização como os resultados. É um processo especialmente valioso quando envolve os funcionários de todos os departamentos e de todos os níveis de responsabilidade a pensar sobre como suas atividades e responsabilidades se encaixam no quadro maior, e sobre as suas contribuições potenciais.

Já que o planejamento estratégico é tão crucial para o seu negócio se preparar e atingir os objetivos, em nosso próximo post vamos orientá-lo através das ferramentas para gerenciamento do processo. Vamos nos concentrar em métodos concretos que irão resultar em um guia claro e conciso escrito para seus objetivos, métodos e critérios de referência para o sucesso. Isto lhe dará ferramentas que precisa para enfrentar os desafios de negócios que aguardam a sua organização na estrada à frente.

Como você mantém a sua empresa com foco e definição de metas? Que características você vê como a chave para um plano estratégico eficaz? Deixe-nos saber o que você pensa na seção de comentários!

Compartilhar:

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>